o projeto

Ao longo dos  12 anos de sua companhia,  Dani Lima tornou-se uma referência no cenário da dança contemporânea brasileira. Seu trabalho busca investigar um corpo atravessado pelas questões do nosso tempo, apostando no desenvolvimento de uma “poética cotidiana do corpo” e investindo em experiências multidisciplinares.
A Cia Dani Lima foi contemplada pelo Programa Petrobras Cultural - Manutenção de grupos e companhias de dança, o que vai possibilitar o desenvolvimento do trabalho da Cia Dani Lima e de sua “poética cotidiana do corpo”, durante os anos de 2010, 2011 e 2012, promovendo a continuidade de suas atividades regulares, a circulação do seu repertório, a realização de intercâmbios multidisciplinares e de atividades de formação  e pesquisa (aulas, oficinas e grupo de estudos), a produção e a difusão de sua nova criação - “100 gestos que marcaram o século XX”.
O mote inicial deste projeto  é a idéia de inventariar e mapear o imaginário corporal que construiu o século XX, do qual somos herdeiros e atualizadores. Resgatar nos gestos, movimentos, posturas, atitudes, comportamentos, danças sociais e espetaculares, a memória destes 100 anos da civilização ocidental, elucidando a construção das novas formas de subjetividades contemporâneas e dando ao corpo o papel de protagonista nesta história. O corpo e o gesto como mídias profundamente imbricadas no processo de construção sócio-político das sociedades, em diálogo de mão dupla com cada época e cada cultura.
O projeto investe também na partilha de informação e formação, propondo atividades compartilhadas entre  comunidade artística e sociedade , através de intercâmbios de treinamento, de criação e de pesquisa.
O projeto iniciou-se em  2010 com uma colaboração com o pesquisador francês Christophe Wavelet. Entre Novembro e Dezembro de 2010, Christophe esteve no Brasil  e coordenou uma série de entrevistas sobre "a questão do gesto" com pesquisadores vindos de diferentes domínios - da antropologia à filosofia, da psicanálise à história, da sociologia às ciências cognitivas, da arqueologia à história das artes (cinema, música, dança, arquitetura, litaratura, teatro), e dos estudos somáticos e da clínica. Estas entrevistas são a base das leituras iniciais do grupo de estudos  que se inicia em Maio de 2011, sob a coordenação de Silvia Soter.

Criação|

Carla Stank

Eléonore Guisnet

Lindon Satoru Shimizu

Rodrigo Maia

Thiago Gomes

Tony Hewerton


Direção| Dani Lima


Dramaturgia| Alex Cassal


Coordenação/Manutenção de Blog e Pesquisador convidado| Sérgio Andrade


Coordenação de Grupo de Estudos| Silvia Soter


Direção de produção| Neco FX